O TRAJE

escolhido para a festa é CAFONA

O intuito é que os convidados não se preocupem com o traje!

O conceito de cafona é relativo, pois remete ao gosto particular, portanto o que pode parecer cafona para uma pessoa, talvez seja elegante para outra.

Qualquer peça que você escolher é indicada, independentemente de ser traje passeio, esporte, rigor, gala e etc.
 
Definição de Cafona: ridículo, ultrapassado, conservador, atrasado, antigo, fora de moda, jeca, malvestido, brega, ridículocômico, caricato, burlesco, retrógrado, sem elegância, muito extravagante, sem requinte, etc.

Vamos desfrutar da festa sem compromisso com a coerência e livres de autocríticas!

O que é Cafona?

É a pessoa contrária à elegância.

Cafona, era o termo usado para definir a pessoa que estava por fora da tendência, não tinha bom gosto, era ultrapassado e sem elegância.

E hoje o que é ser cafona?
Ser cafona é comentar com desdém sobre a roupa que alguém esteja vestindo; é inibir alguém em público; é usar de autoridade para humilhar subordinados, é omitir a verdade para se prevalecer de algo; é ser corrupto e achar que o uso de um terno Armani lhe trará toda a elegância.

Cafona, assim como elegância, está relacionado ao comportamento e não só a vestimenta. As roupas em cabides não podem ser classificadas como elegantes ou cafonas, isso depende do comportamento de quem as veste e também da associação que esta pessoa fará com outras peças ou adornos.

Existe algo mais cafona e lamentável do que mastigar de boca aberta? Chupar os dentes ou o nariz cheio de catarro? Além de cafona, deselegante, passa a ser nojento! Saibam que já vi muita gente bem vestida fazendo isso!!

Elegante é a pessoa que transborda gentilezas, sabe ouvir, elogiar,  trás consigo um vocabulário repleto de palavras de significado cortês.

O cafona é aquele que perde a elegância com facilidade numa discussão, perde o equilíbrio e sensatez, usa palavras de insulto, xinga e desrespeita outras pessoas.

Cafona é achar que roupa cara e de grife agrega elegância. É enrolar-se em ouro para ter aceitação e ainda, confundir isto com nobreza!

Adriana Telles, Coach de imagem

O que deseja fazer?

Selecione abaixo uma das opções de acesso rápido